top of page

Depressão

  • Foto do escritor: Espaço Persona
    Espaço Persona
  • 14 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Todo munda já se sentiu triste ou irá se sentir assim em algum momento da vida. Afinal de contas, coisas que ruins ou desagradáveis podem acontecer. O problema está quando essa tristeza dura mais tempo do que deveria e impede de realizar coisas que eram de costume.


Tratamento de depressão - psicologa Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca
O tratamento da Depressão deve ser feito com um médico psiquiatra e um psicólogo - Espaço Persona Psicologia Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

A depressão é considerada um transtorno grave e muito incapacitante. Ela faz parte da vida de muitas pessoas.

O Transtorno Depressivo Maior é uma condição na qual a pessoa se encontra com o humor triste recorrente, vendo o mundo, as coisas e si mesmo de forma muito negativa, uma grande perda de interesse por coisas que antes geravam prazer, baixa autoestima, distúrbios do sono, alterações no apetite, ideações suicidas, sentimento de culpa e inutilidade, dificuldade de concentração, perda de energia ou fadiga, alteração da libido.


A depressão pode surgir em qualquer fase da vida. Crianças, adolescentes, adultos ou idosos podem ter depressão e seus sintomas vão variar de acordo com cada caso.

Mas como saber se é depressão ou tristeza? Na tristeza a pessoa encontra uma forma de superá-la e ela tem um tempo determinado. No caso da depressão essa tristeza parece não ter fim. Para chegar a um diagnóstico de depressão, a pessoa tem que se sentir assim na maior parte do tempo, quase todos os dias e durante semanas ou meses, e vir acompanhado de pelo menos 5 sintomas característicos da doença.


Tratamento de depressão - psicologa Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca
Tratamento de depressão - psicologa Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

Pessoas que têm depressão pensam de forma diferente de pessoas que não têm depressão. Seus pensamentos são negativos e de desesperança em relação a si próprio e ao mundo.Esses pensamentos surgem a partir das crenças negativas que a pessoa tem.

A causa da depressão pode ser por uma disfunção bioquímica no cérebro e também por fatores genéticos. Mas mesmo com essa predisposição genética, não quer dizer que a pessoa irá desenvolver a depressão. Depende de como ela reage a determinados estímulos, que funcionam como gatilhos para as crises, como por exemplo alguma situação perturbadora ou estressante, a morte de uma familiar, uma doença grave, divórcio, dentre outros. Mas a depressão também pode aparecer como sintoma secundário de outras doenças. Portanto é muito importante fazer um diagnóstico diferencial.

Pessoas que têm depressão tem acabam tendo um impacto muito grande em sua vida e na vida de seus familiares, que se sentem impotentes por não saberem como ajudar. Quem sofre de depressão, por se sentirem apáticas e sem esperança pra nada, acabam tendendo ao isolamento social, causando prejuízo nos aspectos sociais, ocupacionais e nas tarefas do cotidiano.

Muitas pessoas ainda não têm consciência do quanto a depressão pode ser perigosa. Acham que é frescura ou algo passageiro. Mas a depressão é algo sério que tem que ser tratado.

O tratamento exige acompanhamento médico, com psiquiatra e psicoterápico, com psicólogo. Sem a ajuda de um profissional qualificado, pode ser muito difícil a pessoa lidar com esta condição.

Não feche os olhos para a depressão! Ela pode matar!

Deixe o preconceito de lado! Aceite a doença! E busque ajuda!

Comments


consultorio-de-psicologia-recreio-dos-ba
bottom of page